Não sei exatamente se existe alguma categorização de propriedades necessárias, mas pessoalmente as separo da seguinte forma:
- Condição Necessária
- Objeto Necessário
- Ser Necessário
A analogia do efeito dominó é completa como exemplo:
- As peças são objetos, em uma queda houve um primeiro dominó que caiu e empurrou os demais. A este é dado a propriedade de OBJETO NECESSÁRIO.
- Para a primeira peça desencadear um "efeito", é preciso haver condições propicias e adequadas: O primeiro dominó não poderia atingir o último senão através dos dominós intermediários, e uma distância mínima entre eles. A isto é dado a propriedade de CONDIÇÃO NECESSÁRIA.
- Se analisarmos com mais precisão, poderíamos dizer que a mão que empurrou o primeiro dominó é realmente a causa primeira. E somente o indivíduo que contém a "intenção" possui a causa formal do tombo em sequência.* A isto é dado a propriedade SER NECESSÁRIO.
O ARGUMENTO COSMOLÓGICO DE KALAM¹
- Tudo que passa a existir tem uma causa.
- O Universo passou a existir.
- Por tanto, o Universo tem uma causa
Nota-se que o argumento não necessita de uma explicação divina, mas suplica por uma. Se o Universo tem uma causa, esta causa deve ser externo a ele: o efeito não pode ser sua própria causa. Esta causa deve ser necessária ou contingente, mas a contingente, haverá de ter uma causa necessária: um regresso temporal e/ou causal infinito não pode existir. O Universo havendo uma causa necessária, haverá de ser esta causa um Ser necessário: Somente um Ser tem a posse da causa formal e a intenção em causa-la, este Ser portanto, é a causa do Universo, e a causa primeira.
PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL
Essa causa primeira, é chamada de O Motor Imóvel. Originalmente um conceito aristotélico que pretende demonstrar racionalmente a existência de um princípio supremo da natureza:
Com efeito, o princípio e o primeiro dos seres é imóvel tanto em si mesmo quanto acidentalmente, mas produz o movimento primeiro eterno e único. E, posto que todo movido é, necessariamente, movido por algo, o primeiro motor é necessariamente imóvel em si, e o movimento eterno tem de ser produzido por algo eterno, e o movimento único por algo uno.
ARISTÓTELES, 2006,1072 a, 25-36
TEÍSMO CRISTÃO
São Tomás de Aquino defendeu o conceito do Motor Imóvel em sua via do movimento, a primeira das Cinco Vias.²
“A primeira e mais clara se funda no movimento. É inegável, e consta pelo testemunho dos sentidos, que no mundo há coisas que se movem. Pois bem, tudo o que se move é movido por outro, já que nada se move mais que enquanto está em potência a respeito daquilo para o qual se move. Mas, mover requer estar em ato, já que mover não é outra coisa que fazer passar o que está em ato, à maneira como o quente em ato, por exemplo, o fogo faz que uma lenha, que está quente em potência, passe a estar quente em ato. Muito bem: não é possível que uma mesma coisa esteja, ao mesmo tempo, em ato e potência a respeito do mesmo, senão a respeito de coisas diversas, o que, por exemplo, é quente em ato, não pode ser quente em potência, e sim, que, em potência, é, ao mesmo tempo, frio. É, pois, impossível que uma coisa seja, por isso e da mesma maneira, motor e móvel, como também o é o que se move a si mesma. Por conseguinte, tudo o que se move é movido por outro. Mas, se o que move a outro é, por sua vez, movido, é necessário que o mova um terceiro, e, a este, outro. Não se pode porém seguir indefinidamente, porque assim não haveria um primeiro motor e, por conseguinte, não haveria motor nenhum, pois os motores intermédios, não movem mais que em virtude do movimento que recebem do primeiro, da mesma forma que um bastão nada move a não ser que o impulsione a mão. Por conseguinte, é necessário chegar a um primeiro motor, que não seja movido por ninguém, e este é o que todos entendem por Deus”
Tomás de Aquino, “Summa Theologica”, I, q. 2, 2.3, primeira parte
Por que Deus é um Ser Necessário? Por ele ter a propriedade chamada Asseidade Divina:
Asseidade é a propriedade pela qual um ser existe em si mesmo, de si mesmo, ou existe como tal e tal de e para si mesmo. A asseidade tem dois aspectos, o primeiro é independência absoluta e auto-existência, sendo Deus não-causado, dependendo de nenhum outro ser para a fonte de Sua existência; o segundo é que Deus é completamente auto-suficiente, tendo em si mesmo o motivo suficiente para sua própria existência. Vemos isso claramente nas Escrituras dado o nome próprio de Deus "Yahweh" (sou o que sou: Êxodo 3:14 ).
Gilberto Santos
O ARGUMENTO:
- Tudo que passa a existir tem uma causa necessária.
- O Universo passou a existir.
- Deus é um Ser necessário.
- Portanto, Deus é a causa necessária do Universo!
* Um acidente -como outro algo, ou o vento ter derrubado as peças- pode ser provável, mas somente o estado dos objetos estarem nas condições necessárias para gerar tal efeito, evidência uma causa formal e intencional.
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