quarta-feira, 18 de abril de 2018

ARGUMENTO COSMOLÓGICO DE KALAM E PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL


Não sei exatamente se existe alguma categorização de propriedades necessárias, mas pessoalmente as separo da seguinte forma:
  1. Condição Necessária 
  2. Objeto Necessário 
  3. Ser Necessário
A analogia do efeito dominó é completa como exemplo: 

  1. As peças são objetos, em uma queda houve um primeiro dominó que caiu e empurrou os demais. A este é dado a propriedade de OBJETO NECESSÁRIO.
  2. ‎Para a primeira peça desencadear um "efeito", é preciso haver condições propicias e adequadas: O primeiro dominó não poderia atingir o último senão através dos dominós intermediários, e uma distância mínima entre eles. A isto é dado a propriedade de CONDIÇÃO NECESSÁRIA.
  3. ‎Se analisarmos com mais precisão, poderíamos dizer que a mão que empurrou o primeiro dominó é realmente a causa primeira. E somente o indivíduo que contém a "intenção" possui a causa formal do tombo em sequência.* A isto é dado a propriedade SER NECESSÁRIO.


O ARGUMENTO COSMOLÓGICO DE KALAM¹ 
  1. Tudo que passa a existir tem uma causa.
  2. O Universo passou a existir.
  3. Por tanto, o Universo tem uma causa 
Nota-se que o argumento não necessita de uma explicação divina, mas suplica por uma. Se o Universo tem uma causa, esta causa deve ser externo a ele: o efeito não pode ser sua própria causa. Esta causa deve ser necessária ou contingente, mas a contingente, haverá de ter uma causa necessária: um regresso temporal e/ou causal infinito não pode existir. O Universo havendo uma causa necessária, haverá de ser esta causa um Ser necessário: Somente um Ser tem a posse da causa formal e a intenção em causa-la, este Ser portanto, é a causa do Universo, e a causa primeira.

PRIMEIRO MOTOR IMÓVEL 

Essa causa primeira, é chamada de O Motor Imóvel. Originalmente um conceito aristotélico que pretende demonstrar racionalmente a existência de um princípio supremo da natureza: 
Com efeito, o princípio e o primeiro dos seres é imóvel tanto em si mesmo quanto acidentalmente, mas produz o movimento primeiro eterno e único. E, posto que todo movido é, necessariamente, movido por algo, o primeiro motor é necessariamente imóvel em si, e o movimento eterno tem de ser produzido por algo eterno, e o movimento único por algo uno.  

ARISTÓTELES, 2006,1072 a, 25-36

TEÍSMO CRISTÃO 

São Tomás de Aquino defendeu o conceito do Motor Imóvel em sua via do movimento, a primeira das Cinco Vias.² 
“A primeira e mais clara se funda no movimento. É inegável, e consta pelo testemunho dos sentidos, que no mundo há coisas que se movem. Pois bem, tudo o que se move é movido por outro, já que nada se move mais que enquanto está em potência a respeito daquilo para o qual se move. Mas, mover requer estar em ato, já que mover não é outra coisa que fazer passar o que está em ato, à maneira como o quente em ato, por exemplo, o fogo faz que uma lenha, que está quente em potência, passe a estar quente em ato. Muito bem: não é possível que uma mesma coisa esteja, ao mesmo tempo, em ato e potência a respeito do mesmo, senão a respeito de coisas diversas, o que, por exemplo, é quente em ato, não pode ser quente em potência, e sim, que, em potência, é, ao mesmo tempo, frio. É, pois, impossível que uma coisa seja, por isso e da mesma maneira, motor e móvel, como também o é o que se move a si mesma. Por conseguinte, tudo o que se move é movido por outro. Mas, se o que move a outro é, por sua vez, movido, é necessário que o mova um terceiro, e, a este, outro. Não se pode porém seguir indefinidamente, porque assim não haveria um primeiro motor e, por conseguinte, não haveria mo­tor nenhum, pois os motores intermédios, não movem mais que em virtude do movimento que recebem do primeiro, da mesma forma que um bastão nada move a não ser que o impulsione a mão. Por conseguinte, é necessário chegar a um primeiro motor, que não seja movido por ninguém, e este é o que todos entendem por Deus”

Tomás de Aquino, “Summa Theologica”, I, q. 2, 2.3, primeira parte
Por que Deus é um Ser Necessário? Por ele ter a propriedade chamada Asseidade Divina:
Asseidade é a propriedade pela qual um ser existe em si mesmo, de si mesmo, ou existe como tal e tal de e para si mesmo. A asseidade tem dois aspectos, o primeiro é independência absoluta e auto-existência, sendo Deus não-causado, dependendo de nenhum outro ser para a fonte de Sua existência; o segundo é que Deus é completamente auto-suficiente, tendo em si mesmo o motivo suficiente para sua própria existência. Vemos isso claramente nas Escrituras dado o nome próprio de Deus "Yahweh" (sou o que sou: Êxodo 3:14 ). 
Gilberto Santos


O ARGUMENTO:
  1. Tudo que passa a existir tem uma causa necessária.
  2. O Universo passou a existir.
  3. Deus é um Ser necessário.
  4. Portanto, Deus é a causa necessária do Universo!


* Um acidente -como outro algo, ou o vento ter derrubado as peças- pode ser provável, mas somente o estado dos objetos estarem nas condições necessárias para gerar tal efeito, evidência uma causa formal e intencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário