segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O PROBLEMA DA ANTROPOMORFIZAÇÃO


Essa palavra, “antropomorfização”, é o ato de atribuir características humanas à Deus (ou deuses), elementos da natureza, animais e constituintes da realidade em geral. Por exemplo, toda a mitologia grega é antropomórfica, ou ainda, qualquer extraterrestre com capacidade cognitiva avançada, o imaginamos com características fenotípicas (aparência) humana.

Antepassados tinham uma relação com a natureza de adoração e veneração e não de análise e entendimento. Com isso, qualquer fenômeno conhecido era atribuído uma causa divina, contemporaneamente é conhecido como “deus das lacunas”. O homem em sua orgulho compulsivo criou os deuses a sua imagem e semelhança, o conhecido processo de antropomorfização. Para cada fenômeno natural existia um deus, e para cada deus existia uma característica humana diferente. E o Deus Judaico-Cristão não escapou deste processo.


Essa atitude também, é um tanto mesquinha, pois ao imaginarmos que Deus é um velho barbudo sentado à uma mesa, apenas o rebaixamos a nossa natureza dissimulada.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

Mas então o que significa o versículo acima? criacionistas da terra jovem utilizam o versículo acima com o intuito de afirmar que a bíblia seria contraria à evolução. Em um artigo é afirmado: “Que legal, temos um deus primata”.

Pela evolução biológica, temos um ancestral em comum com os primatas (tanto que somos da ordem de primatas). Seria esperado que compartilhasse-mos características em comum, como a morfologia. Veja tais imagens:



Porém, criacionistas da terra jovem fazem uma leitura literal da bíblia, e com isso tenta encaixar dados científicos para receber um pouco de notoriedade, já os fatos que não corroboram a esta ideologia, simplesmente é descartado.

A bíblia não diz literalmente que temos a imagem de Deus. Caso fosse literal tal versículo, o homem da imagem a baixo realmente tem um deus primata: 


"Este fenômeno é chamado atavismo – o reaparecimento de uma característica que havia sido perdida durante a evolução. Nossos genes não determinam quem somos, mas com atavismo, às vezes eles podem servir como lembretes de nosso passado evolutivo." (leitura recomendada)

Êxodo 33:20 nos diz: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá." Ou seja, a aparência de Deus é totalmente inimaginável e muito gloriosa para ser seguramente percebida pelo homem pecador. Fica evidente que o versículo não pode ser considerado literal, uma outra interpretação que dou a ele leva em consideração a moralidade. Como C.S. Lewis apresentou em seu livro “Cristianismo Puro e Simples”, a moralidade objetiva é a característica que nos diferencia dos demais animais. Adão e Eva foram os primeiros animais dotados do discernimento entre o certo e o errado, isso foi o fator que os tornaram a imagem e semelhança de Deus. (Apresento esta interpretação melhor aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário