segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

EVOLUÇÃO E A BÍBLIA


Com a publicação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin surgiu uma guerra "ideológica" entre fundamentalistas: evolucionistas ateus e criacionistas da terra jovem. Em meus primeiros anos de conversão, conheci este debate, mas na verdade, não adotei uma postura crítica para se constatar o porque a Bíblia seria contra a Evolução, simplesmente aceitei a briga. Hoje, não acredito que a Bíblia seja contraria à evolução. Mas antes de tudo, temos que conhecer cada corrente e ver o que elas afirmam.

Evolução Biológica postula a existência de vários mecanismos, com que fazem as espécies mudarem ao longo do tempo. Mas não só isso, a ideia central da evolução é de que todas as espécies compartilham um ancestral em comum: isso é a descendência por modificação! (site recomendado)

Criacionismo da Terra Jovem adota um leitura literal do livro de Gênesis, o que implica em vários fatores: negação da, Teoria da Evolução descrito acima, teoria do Big Bang e o chamado Tempo Profundo (idade da terra, atualmente 4,7 bilhões de anos).


CRIACIONISMO


O criacionismo é uma corrente em que se admite que o mundo foi criado intencionalmente por um ser superior. Porém de forma alguma é dito o processo de criação (COMO esse ser criou?). E isso é o que caracteriza o criacionismo como não científico. A não ser que o criador do mundo ou da vida seja um extraterrestre, a existência de um ser metafísico é um debate puramente filosófico.
Porém, no criacionismo Cristão se ramifica em várias vertentes, como o criacionismo da terra jovem. Mas também existem o criacionismo progressista e criacionismo da terra antiga ou evolucionismo teísta, sendo que esses utimos são de certa forma análogos. Nos retendo ao criacionismo da terra jovem, veremos sua história.

Até meados do século XVIII, a questão sobre a idade da Terra era puramente teológica. Porém, teólogos nunca tiveram uma posição unanime quanto sua idade nem quanto a interpretação da bíblia ser obrigatoriamente literal. Isso começou a mudar em 1658 com o livro “The Annals of the World” de James Ussher, bispo irlandês. Ele basicamente somou as gerações de profetas e patriarcas bíblicos se baseando no livro de II Reis. Nisso foram somadas 139 linhas genealógicas do velho Testamento, desde Adão à Nabucodonosor. Com isso, em seu livro afirmou que o mundo foi criado em um dia de domingo, 23 de outubro, do ano 4004 antes de cristo. Logicamente sua interpretação foi bem recebida. 

Mas a precursora a consolidar de vez o criacionismo da terra jovem, talvez seja Ellen Gould White (1827-1915), uma das fundadoras do Sétimo Dia Igreja Adventista. Antes de Ellen White ninguém dizia "com certeza" acerca da idade da terra, porque alguns anos após James Ussher dizer sua tese para idade da terra, James Hutton (considerado pai da Geologia) foi um dos primeiros a observar que as lentas mudanças geológicas observadas no presente, também devem ter ocorrido no passado, de modo a que as características exibidas atualmente pela Terra, são o resultado do acúmulo gradual dessas mudanças. Com isso, os cristãos, especialmente a Igreja Anglicana, não eram comprometidos com uma interpretação literal de Gênesis, e tomavam uma postura mais liberal quanto as evidências científicas que surgiam à partir do final do século XVIII e início do XIX. Após a teoria da Evolução entrar em cena, os mais fundamentalistas (literalistas) se mostraram contra, Ellen White foi uma delas. Com sua influência, persuadiu milhares de pessoas a adotarem uma postura contra a teoria da evolução. Considerada uma profeta dotada por dons especiais, é adorada e seguida a risca pelos Adventistas até hoje, a qual são em grande maioria criacionistas da terra jovem.

Após o advento da ciência, o criacionismo da terra jovem ficou deflagada pelas evidências científicas. De tão escassas as evidências de uma terra jovem, Henry Morris adotou a postura de correlacionar a ciência com a terra jovem bíblica. Hoje ele é considerado o pai do criacionismo científico.
"É mais produtivo encarar a Bíblia literalmente e depois interpretar os fatos reais da ciência dentro do seu enquadramento de revelação.
Henry Morris (Morris, Troubled Waters of Evolution, 1974, p. 184)



EVOLUÇÃO


Ideias evolutivas como origem comum e de transmutação de espécies existiram pelo menos desde o século VI a.C., quando foram examinadas pelo filósofo grego Anaximandro de Mileto. Outros que consideraram estas ideias incluem o filósofo grego Empédocles, o filósofo-poeta romano Lucrécio, o biólogo árabe Al-Jahiz, o filósofo persa Ibn Miskawayh, e o filósofo oriental Zhuang Zi.

À medida que o conhecimento biológico aumentou no século XVIII, ideias evolutivas foram propostas por alguns filósofos como Pierre Louis Maupertuis em 1745, Erasmus Darwin em 1796, e Georges-Louis Leclerc (conde de Buffon) entre 1749 e 1778. Em 1809, Lamarck personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Ele acreditava que mudanças no ambiente causavam mudanças nas necessidades dos organismos que ali viviam, causando mudanças no seu comportamento e aparência (fenótipo). Mas somente em 1859 com a publicação do livro "A Origem das Espécies" de Charles Darwin, é que a Teoria da Evolução foi consolidada.

Darwin começou a cursar medicina mas desistiu por conta dos métodos ainda medievais da época. Acabou então se formando em teologia. Viajou durante 5 anos pelo mundo na embarcação inglesa HMS Beagle, durante a viagem fazia diversas anotações em seu diário de bordo, o que acabaria algumas destas anotações resultar em um livro. Um de seus destinos foi o Brasil, que o deixou horrorizado, pois na época ainda era escravagista:

Perto do Rio de Janeiro, minha vizinha de frente era uma velha senhora que tinha umas tarraxas com que esmagava os dedos de suas escravas. Em uma casa onde estive antes, um jovem criado mulato era, todos os dias e a todo momento, insultado, golpeado e perseguido com um furor capaz de desencorajar até o mais inferior dos animais. Vi como um garotinho de seis ou sete anos de idade que foi golpeado na cabeça com um chicote (antes que eu pudesse intervir) porque me havia servido um copo de água um pouco turva… E essas coisas feitas por homens que afirmam amar ao próximo como a si mesmos, que acreditam em Deus e rezam para que Sua vontade seja feita na terra!
Darwin, em seu diário de bordo no H.M.S Beagle
Qualquer teoria científica que for utilizada para fins ideológicos patrocinado por governos totalitarista resultara em total desastre. É o que aconteceu com a Teoria da Evolução, que foi transformada em Darwinismo Social, uma pseudociência que foi utilizado para justificar as ações do Nazismo de Adolf Hitler. Basicamente, há um conceito distorcido da Teoria da Evolução de que é o mais forte que sobrevive, o Darwinismo Social pregou então que a "raça inferior"(que consideravam ser judeus, negros...), deveriam ser exterminados para a supremacia da "raça superior"(Caucasianos: Brancos). Hoje, nenhum cientista afirma tal coisa, simplesmente por ser algo puramente ideológico, desprovido de qualquer evidência científica. Somente o conceito de raça já não faz mais sentido em Ciência (leia isso). Isso ocorre, como já disse, por conta de um mau entendimento acerca do que a evolução realmente afirma: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”(PS: esta frase não é de Darwin). Interessante observar que a mesma teoria que foi utilizada para fins preconceituosos, pode ser utilizada ao contrario! Como o físico Marcelo Gleiser diz:
Em seus livros "A Origem das Espécies" e "A Origem do Homem e a Seleção Natural", Darwin argumenta por uma origem comum da vida. Sendo assim, existe uma irmandade entre todos os homens, o que torna a escravidão um crime absurdo.
Foi nas Ilhas de Galápagos, Argentina, em que Darwin foi inspirado e finalmente começou a entender a mudança das espécias pela ação do meio ambiente. Foi nisso que finalmente começou a elaborar a Teoria da Evolução, que na verdade, é um conjunto de teorias proposto por Darwin e acrescentado por pesquisas posteriormente até hoje, são elas: Seleção Natural, Mutação, Especiação... A Seleção Natural é o que da a Darwin o titulo de pai da teoria. Porém, demorou 20 anos para que Darwin publicasse sua ideia. Esse tempo todo o proporcionou estudos mais aprofundados e melhor organização de seus escritos (livro), não só por estudo, há vários fatores que contribuirão para que ele demorasse tanto tempo para a publicação, um deles foi a igreja, pois o senso comum era o da criação literal descrita em Gênesis, outros acrescentam que Darwin tinha problemas psicológicos... Nisto, Alfred Wallace chegou na mesma conclusão de Darwin: as espécies não são fixas (primeira teorização do criacionismo da terra jovem), em determinado ambiente vão deixando descendentes melhor adaptados, o que acordo com o período geológico as espécies se ramificariam. Milhões de anos seriam um período suficiente para transformar um dinossauro em uma galinha, ou "um rato de mais de 66 milhões de anos [a dar] origem aos cientistas que estudam o rato..." (Livro: De Primatas à Astronautas). Wallace então é considerado o segundo pai da Teoria da Evolução, pois independente de Darwin, chegou nas mesmas conclusões, o que é interessante, pois a metodologia científica exige que uma teoria seja baseada em um fenômeno natural que seja identificável por qualquer outro cientista. Nisso, a evolução das espécies, é um fenômeno tão obvio, que não um, mas duas pessoas chegaram na mesma conclusão! Não devemos esquecer de Lamarck, ele também tem sua parcela na teoria. Darwin ao saber que Wallace tinha chegado na mesma conclusão resolveu publicar enfim sua teoria, juntos escreveram um artigo e publicaram para que nenhum sair prejudicado, acabou que Darwin ficou mais conhecido por conta de seus livros. Somente 10 anos mais tarde que Darwin discorreu em outro livro sobre a evolução humana, chamado de: "The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex"[A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo], o que causou o furor da comunidade religiosa, pois enfim surgia o conceito de que homens tem um ancestral direto com os primatas.

Darwin começou a desenvolver sua teoria enquanto ainda cristão devoto, talvez por fatalidades ocorridas em sua vida foi ficando mais agnóstico, porém, somente com a morte de sua filha, muito tempo depois de formular sua teoria, ele virou realmente um ateu.

Até hoje o conjunto de teorias da Teoria da Evolução Biológica de Darwin e Wallace só foi complementada por inúmeros projetos, estudos e artigos científicos, mas a parcela de religiosos mais conservadores insistem ainda em dizer que a teoria da evolução é "só um teoria" e "não é uma lei", e como falei, repetem um conceitos errados, afirmando "não vim do macaco / se eu vim dos macacos porque ainda existem macacos?"
Indico esses podcast (áudio):


EVOLUCIONISMO TEÍSTA


Darwin começou a desenvolver sua teoria enquanto ainda cristão devoto, talvez por fatalidades ocorridas em sua vida foi ficando mais agnóstico, porém, somente com a morte de sua filha, muito tempo depois de formular sua teoria, ele virou realmente um ateu. Mas diante desta guerra entre ateus que se apropriaram da teoria da evolução e fundamentalistas criacionistas da terra jovem, [RE]surgia então o Evolucionismo Teísta, uma corrente filosófica adotada por pessoas que aceitam a Teoria da Evolução e a Bíblia, não vendo contradição aparente entre elas.

O evolucionismo teísta é a ideia de que Deus tenha usado leis naturais para formação ultima de seu plano. Mais especificadamente utilizando direta ou indiretamente a Evolução Biológica para/a atuar na formação do mundo. Sendo assim a Teoria da Evolução Biológica de Darwin-Wallace não entra em direta contradição ou oposição à Bíblia. Adão e Eva seriam assim, frutos de nossos ancestrais diretos, símios... A morte e dor sempre existiram, e a idade do planeta terra é a fornecida pela ciência(+/-6 bilhões de anos) e a idade da vida igualmente na escala de bilhões de anos, não entrando em contradição com a bíblia, sendo ela corretamente interpretada.

O debate atualmente envolvendo ciência e religião em seu início foi de certa forma foi bem amigável com Santo Agostinho(354 d.C) e acirrado com a criação da Teoria da Evolução de Darwin-Wallace(1800 d.C). Essa discussão evolve três linhas de pensamento, como o documentário "Darwin matou Deus?" apresenta: dois pontos de vista extremos dos que acham que a teoria da evolução implica ateísmo como Richard Dawkins e os que nem mesmo aceitam ela os chamados criacionistas da terra jovem, além de um intermediário, os chamados Evolucionistas Teístas (me encontro nesse), alegando que a evolução das espécies foi o mecanismo materialista utilizado por Deus. O meu problema é com o status que os criacionistas da terra jovem querem dar à Bíblia: um livro científico. Gênesis, somente diz que Deus criou, mas não diz seu processo. Simplesmente porque a Bíblia é fruto de uma revelação para a salvação individual do homem.

Hoje a ciência é um campo enorme, mas resumidamente as ciências da natureza são: Física, Biologia e Química. Seria viável a Bíblia ensinar todo estes campo? a Bíblia já é grande, imagina ensinando ciência(?). Por conta disso existe a Revelação Natural: É a revelação de Deus através de sua criação(a natureza), a ciência estuda os processos guiados pelas leis naturais. Logo, a ciência é a revelação do "como" Deus criou.

Alguns fundamentalistas, insistem em ler Gênesis alegando: "Ou você crê na suficiência das escrituras ou a nega interpretando não literalmente!" Isso esta errado! Giordano foi morto e Galileu foi preso por conta deste pensamento. Não temos a obrigação de interpretar toda a bíblia(no que tange à criação) de forma literal e a que mostre toda a verdade: Alguns seculos atrás, os Europeus nem imaginavam que o Continente Americano existiria simplesmente por não estar nas Sagradas Escrituras. A verdade esta além, devemos fazer a separação do que é bom para o espirito(Bíblia) e o que é bom para o conhecimento de nosso mundo material(Ciência).

Ao obrigarmos a Bíblia a ser científica, estaremos diminuindo Deus a um tubo de ensaio!

Assistam ao documentário: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário